Criptografia – Segredos Embalados para Viagem 2ª Edição eBook Kindle

Criptografia – Segredos Embalados para Viagem 2ª Edição eBook Kindle
Spread the love

Criptografia – Segredos Embalados para Viagem 2ª Edição eBook Kindle

Apesar de a criptografia fazer parte do nosso dia a dia, são poucas as pessoas que se dão conta disso. Por vivermos em um mundo cada vez mais informatizado, nosso direito ao sigilo e à privacidade está sob ameaça constante. Uma vez que sabemos que senhas e números de cartão de crédito ou de contas bancárias nas mãos de piratas do submundo virtual são dor de cabeça na certa, preocupamo-nos com nossos dados pessoais e com as tentativas de saquear informações por meio de invasões de computadores, de toda espécie de praga cibernética e de e-mails maliciosos.


Esses nossos segredos, como também grande parte da nossa correspondência, costumam trafegar em redes de computadores e na internet. Para que permaneçam em sigilo, deveriam ser cuidadosamente embalados para viagem – e é aí que entra a criptografia. Utilizada há quase quatro mil anos para ocultar informações, a criptografia continua acompanhando as necessidades do homem moderno. Mesmo os métodos mais antigos continuam atuais e ainda são incorporados aos novos sistemas de criptografia forte. Mas a criptografia não serve apenas para manter o sigilo de dados confidenciais ou segredos de Estado. Também pode ser um excelente passatempo quando usada para criar ou solucionar quebra-cabeças e enigmas.


Este livro tem como objetivo desmistificar a criptologia mostrando que seus princípios fundamentais são simples e eficientes. Trata principalmente da criptologia clássica, a chamada criptologia arte, explicando o funcionamento dos métodos mais conhecidos. As explicações são complementadas com exemplos, dados dos autores, da época em que os métodos foram utilizados e da importância que tiveram no desfecho de alguns acontecimentos importantes. Esses relatos possibilitam ao leitor entrar nos bastidores da história e avaliar a luta milenar entre os criadores de cifras e os decifradores. Para os iniciantes, é uma forma divertida e lúdica de se preparar para a criptologia do século XXI.

Antônio Gusmão

Formado em Bacharel Sistemas de informação pela Anhanguera Educacional, Pós Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação(Unopar), sou Desenvolvedor Senior Full Stack. Também participo do blog Tempo de Inovação. Praticante de Muay Thay, Crossfit, Nataçao. A familia e a base para nos aproximarmos de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *